Será que tem como explicar a fuga
de José ante ao assédio da mulher de Potifar?
A verdade é só uma. O sujeito
fugiu por seus princípios.
O jovem filho de Jacó poderia ter
se aproveitado da situação, e ali começar um caso com uma mulher casada, que
provavelmente, a beleza em nada teve peso diante do fato. A beleza dela.
A mulher não deve ser encarada
como uma adultera qualquer. O jovem sim, ele deveria ser irresistível, pois fez
com que a mesma ariscasse sua boa vida e sua boa condição social por não
controlar seus instintos sexuais.
Não vejo na tradução bíblica, que Jose
tenha pensado em Deus para fugir da pele cheirosa e macia de uma dondoca egípcia.
Está claro, pelo contexto, que o
nosso defensor da moral e dos bons costumes considerou sinceramente a sua vida
de escravo e seu medo de assim permanecer.
O sujeito sabia das profecias de
governança e status que até seu pai, o patriarca de Deus, se curvaria diante
dele.
Fantástico.
Nos dias de hoje, pergunte quem
lembra da mensagem do último culto, e é claro que até o livro será difícil de ser
lembrado.
Nos dias de hoje, pergunte qual
foi a promessa da última palestra motivacional falada na igreja que, a grande
maioria lembrar-se-á facilmente.
O jovem José não era imune ao desejo. José
não era imune às tentações.
Agora verdade seja dita, José era
solteiro. Quando José resiste ao apelo erótico da mulher de Potifar, ele não
tinha paralelos, ele não tinha uma esposa ruim, ele não tinha cabeça pra sexo,
ele não tinha brigas familiares, ele não tinha perrengues e disputas conjugais.
José estava bem casado com o seu cargo, de forma que qualquer outra coisa fora
disso seria adultério.
Assim, percebemos como alguém focado
consegue atingir objetivos. Assim vemos como alguém que tem uma boa relação
conjugal, consegue vencer toda e qualquer tentação.